segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Atividade 3.3 / 3.4

Projeto de Leitura



1. JUSTIFICATIVA

Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos
do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura
no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e
por conseqüência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário,
reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções
significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como
ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. De um lado há o
aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência pelo construtivismo. De
outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões
eliminatórias no vestibular onde só se obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar
através de jornais, revistas e livros.
Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido,
explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor
da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os
conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente
com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que
possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da
importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o
instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade,
produtiva e com realização.
Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de
educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a idéia principal do
texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza que este projeto
contará com o apoio de todos os professores, independente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a
língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social.
Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos, compreendam
melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral,
entregando a eles um horizonte totalmente novo.

2. OBJETIVOS

Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de
formas ortográficas;
Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar
enquanto processo a leitura e a escrita.
Estimular o desejo de novas leituras;
Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia  e da imaginação;
Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento
dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

3. METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO

Reunião com os professores, para esclarecimentos sobre o projeto e pedido de
sugestões;
Iniciar o dia da leitura na escola, através de algumas ações de motivação sobre
a importância da leitura. O cronograma para o dia de leitura é pré-definido pela equipe
pedagógica e repassado aos alunos e professores, ocorrendo semanalmente. Os alunos
serão incentivados a trazerem material do seu interesse para leitura neste dia. Ao mesmo
tempo, os professores poderão oferecer aos alunos, gêneros de leitura variados: poesia,
piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos informativos,
etc e/ou dirigir a aula de leitura a um tema específico.
Os alunos através do incentivo dos professores da disciplina de Português
participarão de um concurso de produções com o tema: “A Importância do Ato de Ler”, da seguinte forma: 5ª e 6ª séries: premiação para os três melhores slogans, 7ª e 8ª séries:
premiação  para as três melhores poesias e Ensino médio: premiação para as três
melhores charges.
Além disso, serão realizados momentos de palestras para os alunos, com
Profissionais capacitados, visando uma maior conscientização sobre a importância da
leitura.
Serão também confeccionados pelos alunos, durante as aulas de Artes 
ilustrações de frases para divulgar o projeto de leitura pelas dependências da Escola.
A equipe pedagógica fará o acompanhamento, avaliação e reorganização se
necessário, destes trabalhos.
Sugestões de trabalhos complementares:
Seminários de leitura,
Passaporte de leitura,
Correio.





4. RECURSOS

Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do plano de ação a
participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda  a equipe pedagógica
.
Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas, jornais, periódicos,
cartolina, papel sulfite, pincel atômico, etc..

5. CRONOGRAMA

O Projeto de Leitura acontecerá de maio a novembro de 2012, sendo uma aula 
de leitura semanal, sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem
como em seus conteúdos. O concurso acontecerá no mês de maio durante as aulas, e os
melhores trabalhos serão premiados com livros

6. REFERÊNCIAS

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.
GADOTTI, M. Educação e Poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo:
Cortez, 1980.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: prática da leitura de textos na escola.  2 ª 
ed, Cascavel: Assoeste, 1984.
KLEIMAN, C. Oficina de Leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
LÜCK, G. Página à página: faça seus alunos se interessarem pela leitura. Curitiba:
Profissão Mestre, set.200, p.10-13.
SILVA, E. T. Elementos de pedagogia da leitura, 2 ª ed. São Paulo: Martins Fontes,
1994.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação.
Departamento de Ensino Fundamental. História e cultura afro-brasileira e africana:
educando para as relações étnico-raciais. Curitiba: SEED-PR, 2006. Cadernos
Temáticos.

Um comentário:

  1. Marciléia!!!Parabéns!!
    Excelente trabalho, seu Blog esta maravilhoso!
    Continue postando os projetos desenvolvidos, as atividades realizadas em sala de aula entre outros, sugiro que mostre para os demais professoras da Escola Lourival, pois é merecido destacar o seu trabalho.
    Continue assim!
    Adriane Garcia

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