Projeto de Leitura
1. JUSTIFICATIVA
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais
nossos alunos
do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o
acesso restrito a leitura
no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado
pouco interesse para leitura e
por conseqüência dificuldades marcantes que sentimos na
escola: vocabulário precário,
reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros
ortográficos, poucas produções
significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos
conteúdos escolares.
Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o
valor da leitura, como
ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção
da cidadania.
A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares.
De um lado há o
aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência
pelo construtivismo. De
outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em
compreender questões
eliminatórias no vestibular onde só se obtêm êxito quem
tiver por hábito se atualizar
através de jornais, revistas e livros.
Através da leitura o ser humano consegue se transportar para
o desconhecido,
explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e
acrescentar vida ao sabor
da existência. Pode então, vivenciar experiências que
propiciem e solidifiquem os
conhecimentos significativos de seu processo de
aprendizagem.
Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de
ensino, juntamente
com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos
educandos momentos que
possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao
livro, a consciência da
importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve
perceber que a leitura é o
instrumento chave para alcançar as competências necessárias
a uma vida de qualidade,
produtiva e com realização.
Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no
processo de
educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir,
resgatar a idéia principal do
texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a
nossa certeza que este projeto
contará com o apoio de todos os professores, independente da
disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o
aluno deve ter o domínio sobre a
língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e
participação social.
Assim estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos,
compreendam
melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no
mundo em geral,
entregando a eles um horizonte totalmente novo.
2. OBJETIVOS
Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo
e criativo do aluno;
Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a
estabilização de
formas ortográficas;
Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na
escola, buscando efetivar
enquanto processo a leitura e a escrita.
Estimular o desejo de novas leituras;
Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da
fantasia e da imaginação;
Possibilitar produções orais, escritas e em outras
linguagens;
Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade
de alargamento
dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua
formação crítica e emancipadora.
3. METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO
Reunião com os professores, para esclarecimentos sobre o
projeto e pedido de
sugestões;
Iniciar o dia da leitura na escola, através de algumas ações
de motivação sobre
a importância da leitura. O cronograma para o dia de leitura
é pré-definido pela equipe
pedagógica e repassado aos alunos e professores, ocorrendo
semanalmente. Os alunos
serão incentivados a trazerem material do seu interesse para
leitura neste dia. Ao mesmo
tempo, os professores poderão oferecer aos alunos, gêneros
de leitura variados: poesia,
piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em
quadrinhos, artigos informativos,
etc e/ou dirigir a aula de leitura a um tema específico.
Os alunos através do incentivo dos professores da disciplina
de Português
participarão de um concurso de produções com o tema: “A Importância
do Ato de Ler”, da seguinte forma: 5ª e 6ª séries: premiação para os três
melhores slogans, 7ª e 8ª séries:
premiação para as
três melhores poesias e Ensino médio: premiação para as três
melhores charges.
Além disso, serão realizados momentos de palestras para os
alunos, com
Profissionais capacitados, visando uma maior conscientização
sobre a importância da
leitura.
Serão também confeccionados pelos alunos, durante as aulas
de Artes
ilustrações de frases para divulgar o projeto de leitura
pelas dependências da Escola.
A equipe pedagógica fará o acompanhamento, avaliação e
reorganização se
necessário, destes trabalhos.
Sugestões de trabalhos complementares:
Seminários de leitura,
Passaporte de leitura,
Correio.
4. RECURSOS
Recursos humanos: disponibilizaremos para a realização do
plano de ação a
participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e
de toda a equipe pedagógica
.
Recursos materiais: textos diversos, livros, revistas,
jornais, periódicos,
cartolina, papel sulfite, pincel atômico, etc..
5. CRONOGRAMA
O Projeto de Leitura acontecerá de maio a novembro de 2012,
sendo uma aula
de leitura semanal, sempre intercalada para que não seja
interferido nas disciplinas, bem
como em seus conteúdos. O concurso acontecerá no mês de maio
durante as aulas, e os
melhores trabalhos serão premiados com livros
6. REFERÊNCIAS
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo:
Cortez, 2001.
GADOTTI, M. Educação e Poder: introdução à pedagogia do
conflito. São Paulo:
Cortez, 1980.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: prática da leitura
de textos na escola. 2 ª
ed, Cascavel: Assoeste, 1984.
KLEIMAN, C. Oficina de Leitura. São Paulo: Martins Fontes,
1994.
LÜCK, G. Página à página: faça seus alunos se interessarem
pela leitura. Curitiba:
Profissão Mestre, set.200, p.10-13.
SILVA, E. T. Elementos de pedagogia da leitura, 2 ª ed. São
Paulo: Martins Fontes,
1994.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência
de Educação.
Departamento de Ensino Fundamental. História e cultura
afro-brasileira e africana:
educando para as relações étnico-raciais. Curitiba: SEED-PR,
2006. Cadernos
Temáticos.
Marciléia!!!Parabéns!!
ResponderExcluirExcelente trabalho, seu Blog esta maravilhoso!
Continue postando os projetos desenvolvidos, as atividades realizadas em sala de aula entre outros, sugiro que mostre para os demais professoras da Escola Lourival, pois é merecido destacar o seu trabalho.
Continue assim!
Adriane Garcia